A longa espera

Alguém me perguntou: 

Imagino que o senhor tenha um desejo há muitos anos que ainda não se cumpriu. Então, o que o senhor faz para manter sua fé em alta - com respeito a esse desejo - enquanto espera a resposta de Deus?

Até ser perguntado isso, eu nunca parei para pensar no que faço exatamente. Mas a pergunta me levou à reflexão. Eis aqui o que concluí.

Acho que aprendi a base disso lá no começo da minha fé, com respeito à conversão do meu pai. Demorou sete, longos anos. Ele foi a razão porque vim à igreja, e quando ele finalmente veio para Jesus, eu já era pastor, casado, e estava fora do Brasil!

Desde aquela experiência, o que fiz e faço é:
  1. Colocar todas as minhas forças no clamor a Deus pelo que quero
  2. Ter certeza de que o que quero coaduna com a Sua vontade
  3. Adquirir plena certeza de que o que pedi já está feito, segundo a Sua Palavra 
  4. Seguir em frente sem ficar ansioso por aquilo
O número 4 é consequência dos anteriores. Há sempre a tentação — especialmente em momentos de frustração, ou quando algo acontece que contradiz o que creio — de duvidar ou desistir da fé, de pensar que nunca vai acontecer etc. Isso é normal, mas imediatamente repreendo e volto à minha certeza de que a Palavra de Deus não pode falhar. E passo a lembrar de quantas vezes Ele me foi fiel, e fez exatamente como prometeu. Isso me faz logo voltar à fé, e aquele momento passa.

Claro que tudo isso é alimentado pelo azeite do Espírito Santo, como aquelas cinco virgens inteligentes que Jesus ensinou em Mateus 25. Sem Ele, realmente ficaria difícil.

A comunhão com Deus é a base dessa confiança durante a espera.

Por: Bp Renato Cardoso